quarta-feira, 15 de julho de 2009

Discritivo projecto JVT

I-INTRODUÇÃO

1-Nome
Juvemtudo: é original, (des) combinado, trocado, exprime criatividade e a transversalidade da temática da juventude, esta relaciona-se com tudo. Combinação de: JUVENTUDE-EM-TUDO. Como refere Steve Jacobs (CEO e fundador da APPLE) em discurso na cerimónia de formatura 2005, na Universidade de Stanford (CEO-APPLE), ser jovem ou ser estudante é inverter regras, inverter a escrita, linguagem, desafiar, inovar, surpreender; assim surgiu o mundo Mac e produtos associados. Juventude é mudança, é futuro.

2-Design/imagem

Ver modelo em PDF

3-Objectivos

JVT pretende ser um espaço na imprensa escrita, criado por jovens e para jovens. Sendo os jovens actualmente a maioria da população cabo-verdiana, é de capital importância darem-se a conhecer, dar voz, caracterizar, pôr em realce as suas críticas, ideias, dificuldades, ambições e sucessos. Afinal de contas, por sermos em maior número e termos o tempo a nosso favor, o mundo é nosso, Cabo Verde é nosso. JVT quer ser um espaço crítico mas construtivo, onde não se criticam os fracassos sem igualmente aplaudir os sucessos alcançados, dia a dia, ano a ano, pela juventude cabo-verdiana. JVT é plural, não pertencendo a nenhum partido político, nem a qualquer outra organização com cariz partidário. Nele devem perfilar e cruzar ideias de cores variadas. No entanto, o seu carácter político, no sentido amplo da palavra, é não só assumido como é tido por fundamental, enquanto ferramenta de cidadania e participação política.

4-Público-Alvo

Jovens, autoridades e sociedade em geral com interesse nas temáticas da juventude cabo-verdiana.


5-Matérias cobertas

JVT, em termos de conteúdo, será tão transversal, como o é, a temática da Juventude. Tudo se relaciona com a juventude: política, educação, saúde, infra-estruturas, economia, empresas, eventos, emprego, habitação, fiscalidade, imigração, cooperação, solidariedade, arte, desporto ou cultura.

6-Formato/periodicidade

Inicialmente 10 páginas A4 em Times New Roman 12, com periodicidade mensal, como se fosse uma página por cada uma das 4 semanas. Depois, conforme as reacções do público, os meios e equipa, poderemos considerar flexibilizar ou fazer edições especiais. Em todo o caso é preferível não mencionar a periodicidade no início.


II-SECÇÕES


1-Editorial

Coluna do Editor de JVT, para enquadramento de cada número/edição, bem como a emissão de opinião diversa, ligada à juventude cabo-verdiana.

2-Emprego-Desemprego/ Observatório do Mercado

Espaço crítico de acompanhamento da evolução da problemática do emprego/ desemprego da população jovem. Podem aqui ser divulgadas e encorajadas as novas oportunidades que forem surgindo.

3-Política & Cidadania/História & Filosofia

Espaço de recolha e divulgação da história política nacional, nas suas várias facetas, para conhecimento e formação dos jovens. Depoimentos, declarações, extractos de documentos históricos, entrevista, artigos de opinião. Rubrica igualmente destinada à informação e formação ideológica para jovens. O que é ser-se Liberal ou Anti-liberal? De Direita ou Esquerda? Do Centro? Que valores, ideias e políticas estão associadas às diversas correntes ideológicas.

4-Oficina de Ideias /Novas Tecnologias

Espaço destinado à divulgação e incentivo de ideias de jovens ou para jovens, tendo em vista os mais diversos aspectos da vida juvenil nacional: propostas/ideias para melhorarmos a educação, a saúde, o emprego, a qualificação de jovens, a sua mobilidade, o ambiente, de entre outras. Contribuições de jovens ou para jovens, para um Cabo Verde melhor. A oficina de ideias alterna com as últimas novidades sobre novas tecnologias.

5-Personalidades/Entrevista

Secção de destaque e incentivo a jovens, personalidades ou organizações que, de alguma forma, tem sucesso ou contribuem para o sucesso e integração de jovens.

6-Eventos, Cultura e Desporto

Espécie de agenda ou de espaço de divulgação e reconhecimento destinado a eventos/actividades importantes para a dinamização da juventude nacional: festivais, seminários, palestra, tertúlias, semanas de juventude, entre outras.


7-Análise de Políticas para a Juventude

Finalmente, espaço dedicado à análise, crítica, comparação, avaliação das políticas de juventude existentes ou não em Cabo Verde. Analisar as políticas de juventude, tanto dos programas de Governo, como da Oposição e das Autarquias, assim como o seu nível de cumprimento/execução. A cada número, pegar num ponto e tratar: desporto, emprego, pobreza, novas tecnologias, entre outros aspectos.

8. Ilhas & Diáspora

Espaço destinado à análise crítica e opinião acerca da juventude cabo-verdiana e questões ligadas a ela nas outras ilhas e diáspora. Tratamento de temáticas de natureza local, à dimensão de cada ilha. A cada número será publicado, uma crónica, análise, peça, artigo, sobre uma ilha diferente ou diáspora diferente, feita por jovens ou para jovens. A crónica pode versar sobre qualquer assunto que interesse à ilha/diáspora e à sua juventude, e será da autoria de um colaborador na ilha/diáspora em questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário